domingo, 16 de março de 2008

21:05h

Estrada, e de repente a conversa que começa é sobre meditação.

"Boa idéia", chegando em casa, Grateful Dead pra tocar, bem baixinho, sentada na cama, posição bem confortável, fecha os olhos e começa a ver uma maçã, como foi ensinado no carro, tenta concentrar na respiração, e nada mais. Tentativa frustrada, diga-se de passagem, era pra ver a maçã, e cada detalhe dela, mas ela aparece na mão de alguém, dentro de uma caixa, em miniatura, dentro de um diamante, em cima de um anel de ouro, "aceito!".

Era pra respirar, e só. Será possível? Não pensar é tão difícil? Não lembrar de cada palavra, cada toque, cada miragem. Tão dificil não sonhar com um futuro próximo, talvez mais próximo do que se imagina, não planejar frases, situações, simplesmente pensar em outra coisa, na maçã, na respiração, no som da gaita. Não é dificil, é impossível!

A respiração, que era pra ser cíclica, fica cada vez mais rápida, aquilo tudo vai virando uma tortura, quanto mais evita pensar, mais os pensamentos vão esmagando, e estraçalhando, estilhaçando, não quer abrir os olhos, não quer perder essa disputa contra si mesma, mas parece que o lado descontrolado é mais forte, e consome o outro lado.

Finalmente abre os olhos, acha que vai resolver, e os primeiros objetos que olha, são lembranças, a musica que começa, é lembrança, tudo é lembrança, a fraqueza é maior, finalmente desiste, depois de jogar a toalha vira de lado e acaba com a brincadeira. Boa noite, bons sonhos, mas cuidado, são só sonhos.

Um comentário:

S disse...

Não sei se tu reparaste, mas o texto tambem não era meu. haha